Baião em Concerto

O violonista Nonato Luiz vem lançar em Mossoró o seu mais novo disco-solo, num show gratuito hoje no Teatro Lauro Monte Filho.



O cearense Nonato Luiz começou sua história artística aos 4 anos de idade, tocando cavaquinho. Seu primeiro disco “Terra”, lançado em 1980, contou com participação de Raimundo Fagner, João Donato e Bimba. Dois anos depois gravou um álbum com o guitarrista flamenco Pedro Soler. Em 1984, participou de outro trabalho, desta vez em homenagem ao pintor Pablo Picasso, lançado na Europa. Esse disco foi feito em parceria com Mercedes Sosa, Paco de Lucia e Rafael Alberti. Naquele mesmo ano, em Johannesburgo, África do Sul, Nonato Luiz concluiu trabalho pelo selo SABC.

O violonista, respeitado em todo país, se apresenta hoje em Mossoró num show com entrada franca no Teatro Lauro Monte Filho, a partir das 20h. Será um espetáculo somente dedicado ao violão que vem sendo intitulado “Baião Erudito”, em que caminha com versões dadas somente ao instrumento a composições de Luiz Gonzaga e Humberto Teixeira. Segundo Nonato, a ênfase do show de hoje será para as composições de Humberto. “Até porque muita gente ainda não conhecia este lado dele, embora tenha sido um companheiro fiel de Gonzaga”, afirmou.

Nonato Luiz aproveita este show para lançar o seu mais novo disco, “Baião Erudito”, que dá nome ao espetáculo. “Eu já estive em Mossoró, quando fui lançar meu disco anterior, o Ceará”, afirmou ele, que mantém contato com instrumentistas mossoroenses, como Márcio Rangel, que hoje atua na divulgação da música brasileira na Itália.

Por ser um espetáculo erudito e gratuito, o interessado em assistir precisa reservar o convite na portaria do teatro ou pelo telefone 9419-6666. Nonato Luiz tem mais de 30 discos gravados, o último foi essencialmente levado ao violão, sem banda. Apenas uma participação de Dominguinhos e mais nada. "Gosto de mostrar a essência da música no violão, dando um aspecto clássico à nossa música", comentou ele.

Nonato Luiz é detentor de vários prêmios, dentre eles um Prêmio Sharp de Música, com a música "Baião da Rua", composta em parceria com Fausto Nilo. É ainda um dos privilegiados brasileiros que tem lançado na Europa um livro de partituras com suas composições, intitulado "Suíte Sexta em Ré para guitarra", editado pela Henry Lemoine, de Paris.

Com mais de 700 músicas compostas, e várias parcerias com letristas brasileiros, Nonato já foi gravado pelos principais nomes da música como Nara Leão Geraldo Azevedo, Belchior, Fagner e outros. Além de uma extensa discografia, atualmente com 31 discos e várias participações, lançou também quatro livros com as partituras de suas composições.

"Gosto de me apresentar em Mossoró porque percebo que meu público é especial, de pessoas que gostam de música e de músicos que procuram analisar um pouco o meu trabalho", comentou Nonato Luiz.

17/09/2005 Total - Jornal de Fato Mossoró - RN

 
  Nonato Luiz: nonato@nonatoluiz.com.br Forma Criativa