Mundo Unifor é aberto em grande estilo

Com performances artísticas e um show do violonista Nonato Luiz, foi aberto, ontem, no Teatro Celina Queiroz, o Mundo Unifor. O evento envolve pesquisa, ensino e extenção universitária e já registra mais de 3,5 mil inscrições.


O INSTRUMENTISTA Nonato Luiz se apresentou na abertura do evento


Mundo Unifor é Aberto com Arte e Cultura

A abertura do Mundo Unifor, realizada ontem à noite no Teatro Celina Queiroz, contou com performances artísticas, que abrilhantaram o que já pode ser considerado um dos grandes eventos na área de pesquisa, ensino e extensão universitária do Nordeste. No palco, apresentaram-se o músico Nonato Luiz e a Camerata da Unifor, a cantora Aparecida Silvino, o Coral e o Grupo de Dança da Universidade de Fortaleza.

Mais de 500 pessoas assistiram ao início das atividades, sendo 200 delas através do sistema de videoconferência instalado no auditório da Biblioteca. O chanceler da Universidade de Fortaleza (Unifor), Airton Queiroz, abriu oficialmente o evento. Em seguida, o reitor da Unifor, Carlos Alberto Batista de Sousa, destacou a importância do Mundo Unifor, lembrando o papel social da Universidade no desenvolvimento do conhecimento e no exercício da cidadania.

INCLUSÃO — O deputado federal Ariosto Holanda proferiu a palestra ‘‘A Universidade e a Inclusão Social’’. Para a platéia, na grande maioria formada por universitários, o deputado apresentou um relatório da Organização das Nações Unidas para a Educação, a Ciência e a Cultura (Unesco), que recomenda a pesquisa e a extensão universitária como atividades voltadas, também, para o desenvolvimento das comunidades.

Ariosto Holanda ressaltou a necessidade urgente de colocar essa recomendação em prática no Brasil, pois, segundo dados do parlamentar, existem atualmente no País 80 milhões de analfabetos funcionais e sem nenhuma qualificação profissional. ‘‘Essa iniciativa é muito importante para garantir o acesso da comunidade ao conhecimento e sua inclusão socioeconômica e cultural’’, completou Ariosto Holanda, ressaltando o papel do Mundo Unifor.

Os números preliminares da organização do evento, até a tarde de ontem, indicam que 3.520 pessoas estão inscritas, seja na condição de ouvintes, ou concorrendo com trabalhos científicos.

Diario do Nordeste
Fortaleza, Ceará
04 de Outubro de 2005

 
  Nonato Luiz: nonato@nonatoluiz.com.br Forma Criativa